O setor de saúde e segurança do trabalho tem uma importância primordial em todas empresas. Pois é ele que garante que todos os funcionários serão bem cuidados e terão as condições ideais de trabalho para realizar sua função com total segurança.
Por isso, é esperado que este profissional tenha competências e habilidades específicas! Entenda as principais qualificações do profissional de SST:
- METODOLOGIA
É fundamental que o Profissional de SST invista em metodologias específicas para cada tipo de avaliação, baseadas nas Normas Regulamentadoras e Ministério do Trabalho e Emprego, Fundacentro e NBRs específicas.
Para que dessa forma, seja possível identificar todos os riscos físicos, químicos e biológicos.
-EXAMES MÉDICOS OCUPACIONAIS ATUALIZADOS
O profissional de SST é obrigado a realizar os exames médicos de saúde ocupacionais – ASOs específicos para cada risco de atividade e durante toda a vida laboral do funcionário.
- REALIZAR TREINAMENTOS PARA USO DE EPIs E EPCs
O profissional de SST deve indicar claramente todos os Equipamento de Proteção Individual e Coletivos adequados para cada tipo de risco tornando assim a segurança dos trabalhadores mais eficaz.
- REALIZAR TODOS OS PROGRAMAS DE SST
O profissional de SST também é responsável por documentar e implantar os Programas de Saúde e Segurança do Trabalho necessários de acordo com os riscos e o tipo de trabalho realizado. Os principais são: PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho) e demais documentos e programas.
- ENVIAR OS EVENTOS AO ESOCIAL E CHECAR O DET
O Profissional de SST deve realizar o envio dos eventos SST ao eSocial e se atentar a caixa de entrada do DET, meio de comunicação oficial dos auditores fiscais e os empregadores para que a empresa não receba multas inesperadas que chagam a 321 mil reais por funcionário afetado!
- NÍVEL SUPERIOR COM REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE
É fundamental que o profissional especialista em SST tenha nível superior com registro no seu Conselho de Classe, seja estabelecido e reconhecido no mercado, com sede física, CNPJ, que possa ser visitado, que ofereça total segurança para sua empresa.
- SOCIABILIDADE E CONFIANÇA
É preciso que o profissional de SST se mostre aberto e disposto a buscar melhorias constantes para as empresas atendidas, transmitindo credibilidade para que gere confiança entre os demais. Desta forma os trabalhadores confiarão nas suas recomendações como autoridade no assunto.
- CONHECIMENTO TÉCNICO ATUALIZADO
É recomendado que o profissional de SST possua especialização na área e busque constantemente se atualizar, para que possa estar ciente da legislação de SST e suas constantes mudanças.
Ele também deve saber traduzir todo este conhecimento em práticas reais e efetivas de prevenção na empresa. Dessa forma ele estará ciente não apenas das principais regras de SST como todos os riscos, perigos e potenciais problemas da área.
Dr. Raimundo Leal CRM 606 PI, CRM 14968-MA portador de RQE nº 1067 como Médico do Trabalho e N° 3465 em Medicina Legal e Perícias Médicas, possui mais de vinte anos de experiência e conta com renomados Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho registrados no Conselho de Classe para realizar todos os Programas SST, enviar ao eSocial e acompanhar o DET em tempo real!
Estamos à sua disposição. Entre em contato conosco: (86) 99834-0724 ou através do e-mail: rmartinsleal@yahoo.com.br.
Comments