O Dia Mundial da Saúde Mental foi criado pela Federação Mundial da Saúde Mental (FMSM), pela mão do então Secretário-Geral, Richard Hunter. Foi pela primeira vez celebrado no ano de 1992. Atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece e prioriza a data com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental.
O tema deste ano é “Saúde Mental no Trabalho”, destacando o papel essencial da saúde mental para que ela seja priorizada, protegida e promovida!
O trabalho exerce uma influência profunda sobre nosso bem estar psicólogo. Por isso, é vital discutir e enfrentar os desafios relacionados aos transtornos mentais que afetam diretamente os trabalhadores brasileiros.
Em 2023, observamos um alarmante aumento de 38% nos afastamentos do trabalho provocados por questões como ansiedade e depressão.
Neste mesmo ano, o Brasil registrou o maior número de afastamentos por burnout dos últimos 10 anos, com 421 casos, um aumento de 136% em relação a 2019.
O estresse e o cansaço crônico têm se tornado companheiros comuns de muitas pessoas. Caracterizada por um profundo esgotamento físico, emocional e mental, o burnout é um sinal claro de esgotamento profissional.
De acordo com pesquisas, os transtornos psicológicos já são a terceira causa de perícias médicas no INSS, sendo que a depressão ocupa a primeira posição. Outra avaliação, conduzida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), mostra que mais de quatro em cada 10 brasileiros já tiveram problemas de ansiedade.
Nas empresas, a saúde mental está relacionada com a lucratividade. Doenças mentais geram um impacto econômico global de cerca de US$ 1 trilhão em perda de produtividade.
Ter momentos de discussão e diálogo entre a equipe no dia a dia da empresa é fundamental. A comunicação entre liderança e liderados é fator que ajuda e até previne problemas relacionados à saúde mental. É preciso tempo, esforço e dedicação para implantar uma cultura que preze pela saúde mental dos colaboradores.
Os benefícios são evidentes. Ambientes de trabalho que priorizam o bem-estar mental, além de protegerem seus trabalhadores, também se tornam mais produtivos, atraem e retêm talentos. Além disso, reduzem custos significativos relacionados a afastamentos, tratamentos médicos e rotatividade de pessoal. Estudos apontam que 97% das empresas no Brasil que investiram em programas de bem-estar tiveram retorno positivo.
Contudo, a saúde mental é um assunto que merece destaque e importância em todas as organizações, pois afeta diretamente no seu rendimento e resultado. Investir em uma cultura organizacional que preze pelo cuidado e acolhimento dos colaboradores ajuda a criar um ambiente saudável e positivo. Ao cuidar da saúde mental dos funcionários, as empresas estão investindo em seu maior ativo: as pessoas.
Dr. Raimundo Leal, CRM 606 PI, CRM 14968-MA portador de RQE nº 1067 como Médico do Trabalho e N° 3465 em Medicina Legal e Perícias Médicas, possui mais de vinte anos de experiência e conta com renomados Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho registrados no Conselho de Classe para realizar todos os Programas SST, enviar ao eSocial e acompanhar o DET em tempo real!
Estamos à sua disposição. Entre em contato conosco: (86) 99834-0724 ou através do e-mail: rmartinsleal@yahoo.com.br.
Comments