A cada 48 segundos ocorre um acidente de trabalho no país e a cada 3 horas e 38 minutos uma pessoa morre pelo mesmo motivo (dados de 2018 do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho). Tendo em vista este cenário, o movimento abril verde tem como foco conscientizar toda a sociedade, durante todo mês de abril, para a prevenção, saúde e segurança do trabalho.

 

O movimento tem como principal data o dia 28 de abril, em homenagem a 78 mineiros que morreram em uma explosão, em 1969, em uma mina em Farmington, West Virginia, nos Estados Unidos.

 

Há quase 53 anos a Organização Internacional do Trabalho – OIT, adotou esse dia, como sendo oficial da segurança do trabalho. No Brasil, a data também foi eleita como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e de Doenças do Trabalho. Homenagem constituída através da lei 11.121 de 2005.

 

A conscientização e implementação do mês Abril Verde nas organizações é de responsabilidade do empresário/dono da empresa, pensando na segurança dos trabalhadores. Visando:

– Reduzir acidentes, preservar a qualidade de vida dos trabalhadores;

 

– Minimizar os números de faltas, afastamentos ou custos com tratamentos;

 

– Atender as normas da política de Segurança e Saúde do Trabalho (SST);

 

– Garantir a integridade da equipe por meio de ações dos Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR) e de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);

 

– Assegurar que os funcionários recebam e usem corretamente os equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletivos (EPCs).

 

Além disso, a campanha colocou a segurança no calendário nacional e também serve para levantar riscos, ampliar a cultura de prevenção em todos ambientes laborais (durante todo o ano), avaliar o comportamento dos trabalhadores em relação aos EPIs, estimular a reflexão dos gestores em relação às suas responsabilidades, instituir ações de caráter preventivo e promover a qualidade de vida do trabalhador.

 

Algumas ideias para promover o Abril Verde na sua empresa:

– Palestras com profissionais da área da saúde ou ex-funcionários que sofreram algum dano, como uma forma de relato de caso.

 

– Fóruns e Debates entre gestores e colaboradores

 

– Treinamento dos funcionários sobre utilização de EPI´s e EPCs

 

– Decoração da empresa com as cores da campanha, verde. Utilização de símbolos que representam (laços na cor verde, por exemplo).

 

– Criar um slogan próprio para sua empresa com frases impactantes e imagens com grande impacto visual; Alguns modelos de frases comuns de serem usadas: “Respeite a vida, trabalhe com segurança!”, “Para a proteção, EPI é a solução!”, entre outras.

– Promover a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho).

– Promover um dia de Cuidados com a saúde laboral, entre outras ideias.

 

O principal desafio desta campanha, portanto, é mostrar aos empresários que é possível fazer ainda mais para que o trabalhador possa executar seu ofício laboral de forma mais saudável e segura, se precavendo de prejuízos financeiros e até tragédias com vítimas fatais.

 

Dr. Raimundo Leal é médico especialista em Medicina do Trabalho RQE 1067 e Perito Judicial RQE3465, com mais de vinte anos de experiência no mercado e possui na sua equipe o Engenheiro de Segurança do Trabalho. São, portanto, habilitados para realizar ações do Abril Verde na sua empresa, realizar os Programas SST e fazer os envios ao eSocial.

 

Estamos à sua disposição. Entre em contato conosco (86) 99834-0724 ou através do e-mail: rmartinsleal@yahoo.com.br