E DIA NACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina nos Estados Unidos, resultou em 78 mortes. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o DIA NACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO.
Não é à toa que o mês de abril foi escolhido para o movimento “ABRIL VERDE” buscando despertar a reflexão e o debate sobre este tema, pois os números ainda são alarmantes! De 2012 a 2022, foram comunicados 6,7 milhões acidentes de trabalho e 25,5 mil mortes no emprego com carteira assinada. Em 2021 foram registrados 580.833 acidentes de trabalho e em 2022 esse número subiu para 648.366 (aumento de 36%), com 51.837 acidentes fatais. (Fonte: Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho- SmartLab).
Esses números colocam o Brasil em 2º lugar em mortalidade no trabalho entre os países do G-20 e das Américas, atrás apenas do México.
Saiba mais sobre o Abril Verde clicando aqui!
Tendo em vista os números alarmantes de acidentes e doenças do trabalho, fica claro a importância de levantar riscos, ampliar a cultura de prevenção em todos ambientes laborais (durante todo o ano), avaliar o comportamento dos trabalhadores em relação aos EPIs, estimular a reflexão dos gestores em relação às suas responsabilidades, instituir ações de caráter preventivo e promover a qualidade de vida do trabalhador.
O foco deve estar sempre na prevenção, a realização periódica de ações de SST, principalmente as exercidas pelo MÉDICO DO TRABALHO, como a implementação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), são práticas fundamentais que garantem um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Portanto, Proteger a saúde e a integridade dos trabalhadores, estando em dia com os Programas SST e o envio de suas informações para o eSocial além de ser uma obrigação para todas as empresas, também protege a empresa de possíveis penalizações por eventuais acidentes que chegam a 321 mil reais por funcionário afetado.

Dr. Raimundo Leal possui o Registro de Classe CRM 606 PI, é médico especialista em Medicina do Trabalho com RQE 1067 e Perito Judicial RQE 3465, com mais de vinte anos de experiência no mercado e conta com renomados Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho para realizar os Programas SST para sua empresa!

Estamos à sua disposição. 📞Entre em contato conosco: (86) 99834-0724 ou através do e-mail: rmartinsleal@yahoo.com.br